Home | Você está em: Notícias e Eventos

VOLTAR

Irmão Gêmeo do Sol

Olha só isso:

Uma equipe internacional de cientistas liderada pelo astrônomo brasileiro José Dias do Nascimento descobriu novas estrelas gêmeas do Sol. O estudo é um importante passo na busca por estrelas semelhantes ao Sol que podem abrigar planetas habitáveis como a Terra.

Em nota, Adriana Valio, presidente da Sociedade Astronômica Brasileira, diz que uma gêmea solar precisa ter uma temperatura e massa semelhante ao nosso Sol, por exemplo. Também é desejável que essa estrela gêmea tenha uma idade de cerca de 4,5 bilhões de anos. No entanto, medir a idade de uma estrela é algo difícil para os astrônomos, que costumam ignorar esse fator quando precisam definir se a estrela é parecida com o Sol.

Mas uma nova técnica que mede a rotação das estrelas tem ajudado esses astrônomos, que já conseguiram identificar a idade de 22 estrelas semelhantes ao Sol. Antes, só duas estrelas parecidas com o Sol tinham suas idades definidas.

Para medir a rotação de uma estrela, os astrônomos observaram as mudanças em seu brilho causadas por manchas escuras que cruzam a superfície da estrela. Ao analisar quanto tempo uma mancha leva para girar em torno da estrela é possível medir o quão rápido gira uma estrela.

Assim como os seres humanos, estrelas mais jovens giram mais rápido do que as estrelas mais velhas, ou seja, elas acalmam-se à medida que envelhecem. A rotação de uma estrela pode, portanto, revelar a sua idade.

As estrelas e os planetas se formam ao mesmo tempo, logo, a idade de uma estrela revela também a idade de seus planetas. Como é preciso tempo para que a vida se desenvolva e evolua, saber as idades de estrelas centrais de planetas fora do sistema solar também pode ajudar os cientistas a focar nos melhores alvos em busca de sinais de vida alienígena. 

Legal né?

Quer ficar por dentro de outras novidades do mundo da informática e tecnologia? acompanhe sempre nossa Fan page 

#VisualComp #InformaçãoSempre

Fonte: http://info.abril.com.br/


HOME TOPO
Orkut Youtube Twitter FormSpring

Av. Brasil, 360 - Vl. Medon
CEP 13465-240 - Americana - SP

Fone: (19) 3461.2151
E-mail: visualcomp@visualcomp.com.br

© Visual Comp 2010 - Todos os direitos registrados.
Produzido por: